A review by pedromachado
As Primeiras Quinze Vidas de Harry August by Claire North

4.0

Viver para sempre é quase uma utopia para a maioria das pessoas, mas viver para sempre é diferente para Harry August e os outros kalachakras, pois eles nascem, crescem, vivem e morrem como todos os mortais, ou lineares, termo usado no livro. A única diferença é que eles quando morrem, voltam a nascer no exacto momento onde nasceram originalmente, e entre os quatro e cinco anos de vida recuperam as memórias e as experiências das vidas anteriores.

O livro começa com bastante lentidão, relatando as primeiras três vidas de Harry, até que no final da terceira vida acontece um mini conflito que é (quase) resolvido facilmente. Então já depois da centésima página, a autora dá início ao conflito principal do livro, a jornada de Harry, em que nos é apresentado o vilão, que só o percebemos mais tarde, pois este personagem, tanto pode ser amável como detestável. Tanto Harry como o vilão têm pontos de vista diferentes, às vezes iguais em determinadas situações, o que fará com que o leitor simpatize com ambos e suas ideologias. Temos de perceber que o livro é contado na primeira pessoa por Harry August, então só temos uma parte das versões, apesar do narrador parecer imparcial quando conta a história.

O final do livro é bom, cheio de acção e emoção em contraste ao início do livro. Para ser sincero, da primeira vez em que o tentei ler, desisti ainda antes da página cem, mas mais tarde voltei a dar uma oportunidade e consegui acabar o livro.

É de fácil leitura, não complica, e consegue passar a mensagem que a autora pretende. Podemos dizer que é um bom presente para um jovem que gosta de ler ficção científica e literatura fantástica.